É muito difícil imaginar dirigir um carro que não tenha som automotivo, não é mesmo? Mas nem sempre foi assim, conheça como essa tecnologia evoluiu desde a sua criação.
Como tudo começou
O primeiro som automotivo foi criado por Paul Galvin, em 1930. O modelo recebeu o nome de Motorola 5T71 e custava por volta de R$110 dólares.
A empresa de Galvin chamava-se “Galvin Manufacturing Corporation”, porém, com a boa repercussão do rádio automotivo, a empresa passou a chamar-se “Motorola”, que ficou conhecida posteriormente pela fabricação de aparelhos celulares, mas isso é uma história para outro momento.
Mais tecnologia na década de 1950
Por mais inovador que o som de carro fosse para a sua época, era comum que a programação tivesse muitos chiados e barulhos indesejados. Pensando em resolver esse problema, a Blaupunkt lançou em 1952 o Autosuper, que usava a frequência modulada (FM) para reduzir as interferências e melhorar a qualidade do som.
O sistema funcionava com um botão de busca que reduzia a sensibilidade do receiver, enquanto um motor elétrico girava o dial até que a recepção de um sinal mais forte o parasse.
Em 1955, o Highway Hi-Fi, o primeiro sistema a utilizar uma mídia externa em seu funcionamento (um tocador de discos de vinil), foi lançado no mercado pela Chrysler. Devido ao seu mecanismo muito complexo, o produto foi retirado do catálogo da empresa em 1959.
Evolução do som automotivo nas próximas décadas
Em 1963, os sons automotivos tornaram-se mais compactos, robustos e duráveis, devido a invenção dos transistores que simplificavam os circuitos. O primeiro modelo transistorizado, chamado Monte Carlo, foi lançado pela empresa alemã Becker.
Dois anos depois, em 1965, a Ford e Motorola fizeram uma parceria para produzir um sistema mais simples baseado em mídias externas como a fita cassete. O Eight-Track, possuía cartucho de fita magnética com oito pistas enroladas em uma única bobina. O que permitia a reprodução contínua da fita.
Para o consumidor, a ideia de poder realizar gravações caseiras e poder fazer a sua própria seleção de músicas era incrível! Por isso, a chegada das fitas cassetes, fez com que surgissem cada vez mais modelos de som automotivo capazes de reproduzi-las, entre 1970 e 1980.
Mais tecnologia para ouvir músicas com qualidade
O atrito da agulha nos discos de vinil e do cabeçote na fita faziam com que ruídos atrapalhassem a qualidade sonora, tornando a experiência musical no trânsito menos prazerosa. Após o lançamento da leitura a laser lançada em 1982, criada pela Sony e Philips, novas tecnologias começaram a ser desenvolvidas e na década de 90 foram criados dispositivos de amortecimentos eficazes para aguentar as vibrações do carro ao rodar, sem que o CD se deslocasse e causasse ruídos.
Em 1998, a empresa britânica Empeg, lançou no mercado o rádio eletrônico, que possuía discos rígidos capazes de armazenar e reproduzir um novo formato de áudio: o MP3.
Desde então, a tecnologia do som automotivo e da indústria musical avançou cada dia mais,com a chegada dos anos 2000, os rádios já vinham equipados com recursos inovadores como: leitor de arquivos mp3, slots de cartão SD e portas USB.
Com o surgimento do Ipod, a possibilidade de integração de mídias digitais com o som automotivo despertou a possibilidade de eliminar mídias físicas. Com esse desafio e mente, em 2004, a BMW foi a primeira fabricante a oferecer integração com o dispositivo da Apple.
Nos próximos anos, outro dispositivo também conectado pela USB do som e que permitia gravar várias músicas tomou conta do mercado: o Pen Drive.
O primeiro dispositivo Bluetooth, um headset sem fio da Ericsson, foi lançado em 1999. Seguindo essa tendência, surgiram os primeiros sons automotivos com conexão Bluetooth, para ouvir músicas direto do smartphone no som, sem conexão de fios e ainda fazer e receber chamadas de forma segura.
Os desenvolvimentos não pararam e surgiram as centrais multimídias, muito populares atualmente, com recurso de espelhamento da tela de smartphones Android e iOS direto no som, trazendo mais segurança e conectividade no trânsito.
Som automotivo Pósitron: conheça alguns modelos
MP3 Player SP2240BT
É ideal para carros com painéis de entrada 1 DIN. Conte com entrada USB de até 32GB, rádio AM/FM, 4 pré-equalizações (Rock, Pop, Classic e Flat) e 1 personalizável, conexão bluetooth e muitos outros recursos para deixar o seu dia a dia no trânsito mais prático e feliz.
MP3 Player SP2230BT
Apesar do seu tamanho compacto possui um som de qualidade para você ouvir as suas músicas favoritas no trânsito. Conte com rádio FM, 4 pré-equalizações (Rock, Pop, Classic e Flat) e 1 personalizável, além de entrada USB até 32GB para conectar o seu pendrive ou smartphone, conexão bluetooth e outras funções tecnológicas para ampliar a qualidade das suas músicas.
Central multimídia SP8345TH
Com design inovador, entrada 2 DIN, tela touchscreen de 6,95” com resolução de 800×480, iluminação do teclado virtual com 7 opções de cores, espelhamento para smartphone Android e iOS via cabo USB, conexão bluetooth 5.0 HandsFree – função viva-voz para trazer mais segurança durante as chamadas telefônicas, e Audio Streaming – reprodução das músicas armazenadas em seu dispositivo móvel sem a necessidade de fios.
Conte ainda com entrada USB dianteira, entrada Micro SD dianteira, entrada auxiliar dianteira de áudio P2, entrada auxiliar traseira de áudio, entrada para câmera de ré, entrada de vídeo traseira e 2 saídas de vídeo para monitor externo e sintonizador de rádio FM com memória para armazenar até 18 estações preferidas.
Central multimídia SP8245LK
O modelo SP8245LK possui entrada 2 DIN, tela touchscreen de 6,95” com resolução de 800×480, iluminação do teclado virtual com 7 opções de cores e funções que agregam tecnologia ao seu carro.
Você pode espelhar o seu smartphone com sistema operacional Android ou iOS na tela do som, via cabo USB de forma prática.
Conte também com conexão bluetooth 5.0 HandsFree – função viva-voz que proporciona mais segurança durante as chamadas telefônicas pois deixa as suas mãos livres, e Audio Streaming – que permite a reprodução das músicas armazenadas em seu dispositivo móvel sem a necessidade de fios, além de entrada USB dianteira, entrada Micro SD dianteira, entrada auxiliar dianteira de áudio P2, entrada auxiliar traseira de áudio, entrada para câmera de ré, entrada de vídeo traseira, 2 saídas de vídeo para monitor externo e sintonizador FM para você ouvir a sua rádio favorita .
Essas são apenas algumas das maneiras pelas quais a tecnologia de som automotivo evoluiu ao longo dos anos, proporcionando aos motoristas uma experiência de áudio cada vez melhor e mais integrada com outros sistemas automotivos.