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Motivos para não fazer o carro pegar no tranco

4 motivos para não fazer o carro pegar no tranco

Você vai ligar seu carro e ele não pega, então você decide fazer ele pegar no tranco. Mesmo que essa pareça a melhor saída, pode te causar mais problemas.

O tranco deve ser utilizado apenas caso o veículo não funcione porque a bateria acabou enquanto estava parado. Esse problema pode acontecer devido aos faróis ligados por muito tempo, por exemplo.

Mas, caso contrário, se o veículo não estiver funcionando por problemas mecânicos ou elétricos, não tente fazê-lo pegar no tranco de forma alguma.

Nós vamos te contar 4 motivos para não fazer o carro pegar no tranco.

DANOS NA CORREIA DENTADA

Uma das possíveis causas do seu veículo não funcionar é pane no motor. Assim, a correia dentada pode estar danificada ou fora do ponto e, por isso, a partida não está acontecendo.

Portanto, quando a tentativa de fazer o motor girar é feita a força, a borracha da correia dentada pode não suportar a pressão e se romper, levando a graves problemas ao motor do seu carro.

DANOS AO MOTOR

Essa prática pode causar danos sem volta ao motor do seu automóvel. É importante lembrar que o motor absorve o impacto do tranco. O sistema trabalha juntamente com outros componentes, quando você força provoca uma sobrecarga que acarreta muitos problemas em todo o seu carro.

SOBRECARGA NOS CIRCUITOS ELETRÔNICOS

Quando você tenta fazer o carro pegar no tranco, essa tentativa de ligação forçada, pode gerar uma sobrecarga elétrica no sistema eletrônico do veículo. E, isso pode danificar peças muito importantes como o motor de arranque, a bateria e outros componentes, como o sistema de luzes.

PROBLEMAS NA INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL

Ao fazer a tentativa de ligação forçada, a injeção de combustível acontece de forma aleatória, com níveis fora do ideal para o funcionamento correto do veículo. Com isso, você pode queimar o sistema de injeção e ter um grande prejuízo.

Agora que você já sabe os riscos de fazer o carro pegar no tranco evite essa prática.

Nós vamos te contar 4 motivos para não fazer o carro pegar no tranco.
frente do carro aberta com um litro de óleo sendo despejado em um funil

Óleo do motor: descubra mitos e verdades

O óleo do motor é um item essencial para garantir que seu carro funcione corretamente, ele diminui o atrito entre as peças internas e controla a temperatura. É necessário ficar atento aos prazos de troca e quilometragem, assim, você reduz os gastos com manutenção, prolonga a vida útil do motor e economiza combustível.

Nesta matéria, nós vamos te contar mitos e verdades que dizem por aí sobre o óleo do motor do carro.

1 – Óleos lubrificantes são todos iguais e podem ser utilizados em qualquer modelo de motor

Mito! Para cada carro haverá um óleo recomendado que trará mais benefícios ao veículo. As especificações de viscosidade e base (que pode ser mineral, semissintética ou sintética) estão no manual do veículo.

2 – Meu carro roda pouco, posso aumentar os intervalos de troca

Mito! Existe um prazo máximo de utilização do óleo lubrificante, geralmente de seis meses, portanto, mesmo que o veículo não atinja a quilometragem recomendada para a troca, você deve realizá-la, vale o que vencer primeiro.

3 – Não devo misturar diferentes tipos de óleo

Verdade! A mistura de diferentes tipos de óleos, seja mineral, sintético ou semissintético, ou até mesmo com viscosidades diferentes, pode comprometer peças ou o motor do seu carro. Mas, em caso de emergência, se for feita a mistura, substitua todo o óleo assim que possível.

4 – Óleo e graxa são a mesma coisa

Mito! Apesar de os dois serem lubrificantes, com aditivos que melhoram o desempenho, existem diferenças entre eles.

O óleo, que é o mais comum, auxilia no controle da temperatura e na limpeza das peças lubrificadas, transmite força e energia em aplicações hidráulicas, previne oxidação e corrosão dos componentes, e de bônus tem a facilidade na troca do lubrificante.

Já as graxas, por terem uma textura pastosa, trazem uma melhor característica de vedação, principalmente para impedir a entrada de contaminantes, pois elas se aderem melhor no local de aplicação, diferentemente dos óleos que escorrem e vazam.

5 – O lubrificante correto é o recomendado pela montadora

Verdade! Os veículos durante sua fabricação passam por inúmeros testes para determinar o lubrificante ideal. Utilizar um produto com características diferentes pode afetar o seu carro, gerando gastos com a manutenção corretiva. Por isso, siga sempre as indicações do produto feita pelo fabricante, evitando dor de cabeça e prolongando o bom funcionamento do seu veículo.

6 – Veículo muito rodado deve usar óleo grosso?

Mito! Você sempre deve seguir a recomendação do fabricante do veículo. Quando feita a manutenção correta do carro, ele dispensa o uso de óleos mais “grossos”, ou seja, mais viscosos, podendo ser feita a utilização do lubrificante originalmente recomendado.

E você, já conhecia esses mitos e verdades sobre o óleo do motor do carro? Sabe mais algum? Conta aqui para a gente!

Nesta matéria, nós vamos te contar mitos e verdades que dizem por aí sobre o óleo do motor do carro.
Foto de um painel de carro, com a luz referente ao combustível acesa na cor amarela.

Luz no painel acesa? Veja o que pode indicar!

Os painéis dos carros contam com inúmeras luzes e ícones, e nem todo mundo sabe o significado desses alertas. E você sabe o que significa cada luz no painel? Confira abaixo a matéria que preparamos e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Significado das luzes no painel

As luzes do painel possuem diferentes cores, e elas seguem a lógica de um semáforo, conforme o grau de gravidade.

A luz verde serve apenas para indicar o funcionamento de algum sistema. Se ele está ligado ou não, por exemplo o farol.

Já as amarelas, ou laranjas como é o caso de alguns carros, estão te dizendo cuidado.

Por fim, as vermelhas avisam para você que alguma falha grave ocorreu, por isso pare o carro assim que acender para entender o que está acontecendo.

Entenda alguns ícones do painel

1- Temperatura do Motor

CUIDADO! Caso essa luz acenda enquanto estiver andando com o carro, pare ele o mais rápido possível. Ela serve para indicar quando a temperatura do motor está muito elevada. A luz é representada por um termômetro na água, e na cor vermelha.

2- Reserva – Combustível

Com formato de uma bomba de posto, indica que o nível de combustível do tanque está baixo e que o carro está “na reserva”. A quilometragem que ainda é possível andar varia conforme cada carro. Quando essa luz acender, o ideal é já procurar um posto.

3- ABS

Indicada pelas letras ABS, a luz na cor amarela pode piscar ou apenas acender. Quando está piscando, indica que o sistema está atuando. Se ficar acesa, mostra que há algum erro e o equipamento pode não funcionar corretamente.

4- Luz da injeção

A luz de injeção permanece acesa ou piscando indicando uma falha em algum dos módulos eletrônicos que gerenciam o motor. O ícone lembra um bloco de motor. Quando ocorrer isso, o ideal é levar o carro para a oficina.

5- Sistema de direção

Essa luz geralmente se acende assim que você der a partida no veículo, mas em instantes ela apaga. Caso ela permaneça acesa, fique atento, pode ser um problema no sistema de direção do carro. Leve o carro ao mecânico o quanto antes. Em alguns carros aparece a sigla “EPS” (Electric Power Steering), ou um volante.

6- Bateria

Indicada por uma bateria, com polo positivo e negativo, essa luz pode acender em duas situações: baixa voltagem na bateria, o que pode gerar dificuldade de partida, ou uma avaria no sistema de carregamento da bateria, indicando que ela não está recebendo a carga da maneira ideal. Nesse caso é bom procurar uma oficina imediatamente.

7- Câmbio Automático

Se o seu carro é automático, essa luz pode aparecer em algum momento no seu painel. Ela serve para indicar que há um problema no sistema do câmbio. Se essa luz acender, leve o carro o quanto antes a um mecânico para verificar.

Conta para a gente, qual ícone já apareceu no seu painel e você não conhecia?


Você sabe o que significa cada luz no painel? Confira a matéria que preparamos e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.
Carros estacionados em 90 graus, a foto é da parte traseira deles. Confira dicas para estacionar.

Dicas para estacionar: veja como parar o carro com segurança

Você tem dificuldade para estacionar o carro e se apavora na hora de manobrar? Confira algumas dicas para estacionar com segurança.

1- Muita atenção ao manobrar

O momento da manobra pede alguns cuidados, e cada tipo de vaga exige diferentes movimentos para evitar arranhões e batidas no seu carro.

Shoppings e mercados, geralmente possuem vagas do tipo 90° ou inclinadas, as mais simples de entrar, mas que exigem atenção com os retrovisores. Uma maneira de estacionar nessas vagas é embicar o seu carro do lado contrário à vaga, deixando a traseira em direção a ela. Depois, é só entrar de ré, endireitando conforme o espaço e utilizando os espelhos. Fique atento com o meio-fio atrás, que pode danificar a saia ou parte de baixo da carroceria.

Agora, nas vagas paralelas que necessitam de baliza, a prática vai te ajudar! Para entrar corretamente, não se esqueça da seta, pare paralelamente ao carro que está na frente da vaga, deixando os para-choques traseiros alinhados. Vire todo o volante para o lado do meio-fio e dê a ré em baixa velocidade. A partir desse momento, vá ajeitando conforme a vaga.

2- Opte por um local seguro para deixar o seu carro

Se o seu carro for ficar na rua, a prioridade são os locais mais movimentados, pois lugares com pouco fluxo de pessoas e veículos chamam a atenção de bandidos. Caso precise estacionar à noite, as vagas em local com boa iluminação são a melhor opção.

3- Respeite a sinalização

Não se esqueça das sinalizações nas vagas de estacionamento. Além dos espaços exclusivos para idosos e pessoas com deficiência, que devem ser rigorosamente respeitados, lembre-se das vagas com taxas e horários de permissão.

4- Tenha um sensor de estacionamento

Para ajudar você a realizar as manobras, o Sensor de Estacionamento Pósitron é uma ótima opção! Ele possui ativação automática ao engatar a marcha ré, display que indica a distância de obstáculos, além de sinal sonoro, que apita conforme o carro se aproxima de outros veículos e paredes.

Acesse o link, garanta o seu e não tenha mais dificuldade na hora de estacionar!

E você, tem dicas para estacionar com mais segurança? Deixe aqui nos comentários.

Você tem dificuldade para estacionar o carro e se apavora na hora de manobrar? Confira algumas dicas para estacionar com segurança.
carro saindo fumaça branca do esapamento

Fumaça no escapamento: o que pode ser?

Sabemos que é muito importante estar atento a todos os sinais do carro, afinal eles podem indicar algum problema. A fumaça no escapamento é um importante sinal para você ficar alerta!

Existem três tipos de fumaça no escapamento: branca, preta e azul. Mas, você sabe o que cada uma delas significa? Nesta matéria vamos te ajudar com isso.

1 – Fumaça branca

Se for em um dia frio, fique tranquilo, são os vapores devido ao ar condensado. Caso contrário, fique atento, tem algum problema.

Se ocorrer quando o motor estiver aquecido pode indicar líquido no radiador. Neste caso, a água que passa pela junta do cabeçote com defeito, entra na câmara de combustão e gera a fumaça. Esse problema pode afetar gravemente o funcionamento do motor, contaminando as velas ou o ar combustível.

Quando o nível do reservatório do radiador reduz bastante e de forma rápida, fica mais fácil identificar o defeito.

Além disso, a fumaça branca também pode ter relação com os freios, isso não é tão comum. Mas, caso ocorra, é ligada a queima de fluido de freio pelo motor.

2 – Fumaça preta

Se tem fumaça preta, tem maior consumo de combustível! A fumaça no escapamento na cor preta pode ser um problema de falha na injeção (ou carburador), sistema de ignição, válvulas, sensores ou filtro de ar.

Se tiver um desses defeitos, o motor irá receber mais combustível do que o ideal ou então não vai conseguir queimar o que entra nos cilindros, mesmo quando está na quantidade certa. Além de aumentar o consumo, esse excesso contamina o óleo, reduz a lubrificação e danifica o catalisador.

3 – Fumaça azul

O aparecimento de uma fumaça azulada, com cheiro de óleo queimado, também é bastante comum. Costumam condenar o motor e apontar ele como responsável, mas existem muitas outras causas.

Confira se o nível do lubrificante está reduzindo além do normal, exigindo que você complete com frequência. Nos motores atuais também existe um problema oposto: colocam óleo a mais e isso pode causar problemas.

É preciso investigar bem. A fumaça pode estar ligada a diversos problemas como: desgaste dos anéis pela alta quilometragem, defeito na junta do cabeçote, falha nas vedações das válvulas, entupimento do sistema de ventilação do cárter, avaria no eixo da turbina, etc.

Portanto, indicamos que fique sempre atento a qualquer tipo de fumaça no escapamento e se notar algum sinal procure um mecânico. Gostou de saber mais sobre os tipos de fumaça? Conta para a gente nos comentários!


A fumaça no escapamento é um importante sinal para você ficar alerta!
carros a noite com os faróis acesos

Como funciona o acendimento automático dos faróis

Apesar das mudanças na lei, o uso do farol baixo ainda é obrigatório em algumas situações, mas muitos motoristas acabam esquecendo de ligar as luzes quando necessário. Isso também acontece com você? Confira o que diz o Código Brasileiro de Trânsito e como o acendimento automático dos faróis pode ajudar a evitar infrações.

Em quais situações é preciso manter os faróis acesos durante o dia?

Em outubro de 2020, a Lei 14.071 que previa mudanças no Código de Trânsito Brasileiro foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Entre as alterações estipuladas, a obrigatoriedade do uso de luz baixa dos faróis passou a valer em somente em determinadas situações, tanto durante o dia, quanto à noite: ao passar por túneis, em condições de cerração, neblina ou chuva.

Já os veículos que não possuem luzes de rodagem diurna precisam manter os faróis acesos nas rodovias de pista simples, localizadas fora do perímetro urbano.

Quais são as penalidades para quem descumprir a lei?

Os condutores que trafegarem com o farol desligado nas situações determinadas no Código de Trânsito, cometem infração média, com penalidade de 4 pontos na CNH e multa de R$130,00.

Além de evitar gastos com as punições, vale ressaltar a importância de seguir as regras para evitar acidentes, já que a percepção de um carro pelos outros que circulam na mesma pista aumenta quase 600% com essa simples medida.

Como o acendimento automático dos faróis pode ajudar?

Para que você não precise contar somente com a memória na hora de ligar os faróis, a Pósitron desenvolveu o acendimento automático dos faróis, que acende faróis e lanternas ao girar a ignição ou por meio do sensor crepuscular, ao entrar em túneis, locais escuros ou ao anoitecer.

O produto oferece mais praticidade para o dia a dia e garante que você não cometa infrações relacionados ao uso do farol.

Gostou de se atualizar sobre a lei do farol baixo e saber mais como o acendimento automático dos faróis pode ajudar você a segui-la? Deixe o seu comentário!

Apesar das mudanças na lei, o uso do farol baixo ainda é obrigatório em algumas situações. Confira o que diz o Código Brasileiro de Trânsito e como o acendimento automático dos faróis pode ajudar a evitar infrações.

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