Você sabia que as baixas temperaturas podem afetar algumas peças do seu veículo, como por exemplo, o motor, os pneus, a bateria e até mesmo o ar-condicionado? Por isso, alguns cuidados com o carro no inverno são essenciais. Quer saber mais sobre como cuidar do seu carro na época mais fria do ano? Confira as nossas dicas!
Dê manutenção no motor de arranque
O motor de arranque é um dos componentes do automóvel mais afetados pelo frio. O bendix e as escovas costumam apresentar defeito no inverno, mas esse problema pode ser resolvido com a manutenção preventiva das peças. Fique sempre de olho nelas!
Encha o reservatório de gasolina
Se você tiver um carro flex, saiba que ele conta com um reservatório de gasolina para ajudar na hora de dar a partida em dias frios. Principalmente no inverno, é importante que ele esteja cheio. Dê preferência para a gasolina aditivada que auxilia na ignição do motor.
Atenção redobrada para a bateria
O clima frio dificulta a partida do veículo por duas razões: a falta de gasolina no reservatório e a maior viscosidade do óleo lubrificante no motor do veículo. Dessa maneira, você acaba forçando mais a bateria. Quanto maior o número de tentativas para ligar o veículo, mais comprometida fica a peça.
Para evitar problemas, além da manutenção do reservatório de gasolina, coloque sempre o seu carro em funcionamento no inverno, evite deixar componentes eletrônicos ligados após o desligamento do motor e não acione os faróis e o rádio antes de dar a partida.
Ligue o ar-condicionado
Sabemos que a última coisa que você vai pensar em fazer no inverno é ligar o ar-condicionado, não é mesmo? Mas é preciso lembrar que ele também pode funcionar como aquecedor. Colocar esse sistema em funcionamento ajuda a manter as borrachas de vedação lubrificadas e evita a proliferação de bactérias danosas a saúde.
O indicado é ligar o ar-condicionado, no mínimo, 10 minutos por semana.
Fique de olho nos pneus
A baixa temperatura faz com que os pneus fiquem murchos com mais facilidade. O recomendado é calibrar os pneus pelo menos uma vez por semana, seguindo as recomendações do fabricante do veículo.
E nada de andar por aí com os pneus carecas, viu? Devido a umidade, as vias ficam ainda mais escorregadias no frio.
Confira as condições das palhetas
É muito comum que o frio resseque a borracha das palhetas do para-brisa. Por isso, é importante checar as condições da peça para manter a visibilidade e evitar riscos no vidro.
Lembre-se também de manter o reservatório de água do para-brisa sempre cheio durante o inverno, já que nessa época do ano a neblina é mais frequente e pode levar bastante sujeira ao vidro do carro.
Mantenha a lataria limpa
As chuvas, as geadas e os ventos mais intensos no inverno podem danificar a pintura do veículo ao longo do tempo. Neste período, o recomendado é lavar o veículo a cada 2 semanas. Além disso, você também pode realizar o polimento para proteger ainda mais a lataria.
Agora que você já sabe os principais cuidados com o seu carro no inverno, que tal conferir mais dicas sobre o universo automotivo?