O uso de películas nos vidros dos carros oferece conforto, privacidade e até mais segurança para o condutor, mas você sabia que desde o final de 2022 o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estipulou novas regras para o uso que já estão valendo em 2023? Conheça abaixo detalhes da Nova lei do insulfilm.

Quais os motivos das mudanças na lei?


A Nova lei do insulfilm tem como objetivo combater o uso de películas de má qualidade, as tinturadas, teflon ou com segurança antivandalismo – que impede a quebra caso o vidro seja atingido por bandidos, na maioria das vezes não atendem as especificações e podem causar problemas para o motorista.

Que tipos de insulfilms são permitidos?


A luminosidade permitida é de 70% para para-brisas e vidros laterais dianteiros, independentemente da cor do material. Antes o limite era de 75%.

Já nos vidros traseiros e laterais traseiros, não existe mais a exigência de um percentual mínimo de passagem de luz, que antes era de 28%.

Também está proibido manter no veículo películas com bolhas, principalmente nos vidros laterais dianteiros e para-brisa. O Contran, informa que essa imperfeição pode comprometer a visão do condutor e causar acidentes.

Além disso, as películas refletivas e opacas foram proibidas, pois impedem a passagem de luz e podem interferir na visibilidade do motorista. Neste caso, a regra vale para qualquer vidro do veículo.

A nova lei inclui ainda máquinas agrícolas, rodoviárias, florestais e veículos destinados a circulação fora das vias públicas.

Quais as penalidades para os veículos fora das regras?


Caso o proprietário do veículo trafegue com o insulfilm fora do padrão nos vidros da frente, ou sem o certificado válido para a película – uma marcação nos vidros que indica o grau de visibilidade, será autuado com uma multa grave.

A punição é o pagamento de uma multa de R$195,23, cinco pontos na CNH e apreensão do veículo para regularização.

Fique atento a nova lei do insulfilm e confira se o seu veículo está dentro dos padrões estabelecidos para não ter nenhuma dor de cabeça ou gastos desnecessários!