O envelopamento de carros, também conhecido como plotagem, é comumente utilizado para personalização e proteção do automóvel. Ele apresenta inúmeros benefícios, mas não é simplesmente pagar pelo serviço, conheça outras medidas que devem ser adotadas quando se opta pelo envelopamento!

PRECISO SOLICITAR AUTORIZAÇÃO?

Para realizar o envelopamento de carros é necessário preencher um formulário do DETRAN solicitando uma autorização, só depois disso é permitido o envelopamento; mas além disso, é necessária uma alteração no Certificado de Registro de Veículo (CRV).

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

A escolha pela plotagem geralmente ocorre devido aos seus benefícios: além de ser um serviço muito mais barato do que a realização de uma nova pintura, podendo economizar até 70% do que seria gasto. É fácil retornar a cor original do veículo, permite personalizações que não exigem o envelopamento completo, traz uma proteção para a lataria do automóvel, prevenindo de arranhões, incidência de raios ultravioletas e maresia.

COMO FUNCIONA A RETIRADA?

Esse não é um procedimento muito simples, varia conforme a qualidade do material e a maneira que foi aplicado. É necessário cuidado para evitar que danifique a pintura original do automóvel. Por isso, sempre procure um profissional.

O QUE DIZ A LEI SOBRE O ENVELOPAMENTO DE CARROS?

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estipula algumas condições para que o envelopamento de carros seja considerado legal:

– Carros com mais da metade da sua área envelopada precisam atualizar a cor no Certificado de Registro de Veículo (CRV), isso é feito pelo DETRAN.

– Se a cor escolhida para o envelopamento do carro for a mesma que a original (independentemente de ser fosca ou brilhante), não é necessário procurar o órgão regulador.

– A não alteração da cor no documento do veículo é considerada uma infração grave, com penalidade de cinco pontos na CNH e o valor de R$195,23.

E você? Já pensou em customizar o seu automóvel utilizando o envelopamento de carros?